segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ghee.. saboroso e saudável!


O que é o Ghee?

O Ghee é o processo natural de purificação da manteiga, onde a parte saturada, proteica e tóxica é delicadamente removida através do cozimento. Desta forma, o Ghee é o melhor óleo para cozinhar, pois devido a seu alto ponto de fusão, pode ser levado a altas temperaturas sem que perca suas propriedades. Diferentemente, os outros óleos se tornam tóxicos com o cozimento, pois o calor modifica sua estrutura, formando gorduras trans e radicais livres devido processo de oxidação

Como regra geral os óleos refinados (que foram aquecidos e acrescidos de aditivos quimicos) devem ser evitados a qualquer custo,  são altamente cancerígenos e congestionantes do sistema circulatório e além disso, facilitam a formam ama (toxinas) no organismo já que sua digestão é muito dificultada.  


Devemos priorizar então, o consumo dos óleos EXTRA virgens, que são gorduras saudáveis porém NUNCA devem ser utilizadas para cozinhar. A vantagem do Ghee é que ele pode ser utilizado em ambos os casos, tanto in natura quanto no cozimento.

Tradicional preparação da medicina ayurveda,  o Ghee é cultuado como “o ouro liquido” devido a suas inúmeras propriedades terapêuticas - nutre o corpo, aumenta a imunidade(ojas), melhora a acuidade dos sentidos, melhora o funcionamento do fígado rins e intestinos, equilibra a digestão(agni), lubrifica as articulações, aumenta os fluidos sexuais e promove inteligência, memória e longevidade. Além disso serve como veículo e potencializador das plantas medicinais.

Na culinária, o Ghee é utilizado para realçar o sabor e aroma das especiarias. Deve ser substituído pela manteiga, margarina, óleos vegetais refinados e/ou banha - além de mais saudável, é extraordinariamente mais saboroso.

Pessoas de constutição Pitta e Vata se beneficiam muito do uso diário e constante do Ghee, porém pessoas Kapha, devem ser mais cuidadosas e usá-lo em pequena quantidade(tanto o Ghee quanto outros óleos), pois suas características semelhantes podem agravar a oleosidade natural desse biotipo. 

RECEITA
TORRADINHAS DE GENGIBRE COM GHEE
-Pegue algumas fatias do pão integral de sua preferência e passe um pouco de Ghee na superfície. Rale um bom pedaço de gengibre, coloque em cima das fatias pão e adicione uma pitada de sal. Leve ao forno até o pão torrar. Derreta 1 colher de sopa de Ghee na panela e regue as torradinhas depois de prontas.


*Quem se interessar, pode fazer encomendas de Ghee através do blog ou do email thaishatavari@hotmail.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...